top of page

Dec 10, 2025

Novo artigo apresenta o significado correto de inteligência


Tudo que você já leu sobre o significado de “inteligência” está completamente errado. Isso não é chauvinismo do tipo dizer “minha religião é a única verdadeira e todas as outras são falsas”. O erro é real, objetivo, muito mais profundo e mais fundamental.


Todos os pesquisadores que já especularam sobre o significado de inteligência não chegaram perto de compreender nem sequer a classe de entidade a que ela pertence e muito menos capturar a essência de suas propriedades. A própria afirmação “definir inteligência” é um erro crasso. É como dizer “o cheio de vinagre é azul”, como se “azul” fosse um cheiro. O erro é tão grave que indica uma completa falta de noção do pretenso “especialista” sobre as propriedades fundamentais do que ele está tentando falar.


Legg & Hutter fizeram uma compilação de mais de 70 do que eles chamam “definições de inteligência”, e essa compilação reúne menos de 10% do total de definições já publicadas. Estima-se que existam, ao todo, quase 1.000 tentativas de “definição de inteligência” apresentadas formalmente em artigos e livros, mas todas estão erradas.


De modo generalizado, a literatura que existe sobre o assunto está grosseiramente incorreta desde os fundamentos e o motivo é simples: não é possível definir certas coisas. Pode-se definir o que é “número primo”, “operação de adição”, “triângulo”, mas não é possível definir “ovo”, “coelho” ou “cadeira”. O próprio significado de “definição” impossibilita isso. Em alguns casos, pode-se conceituar com base em indução finita, mas no caso da inteligência, nem mesmo isso é possível. O melhor que se pode fazer é adquirir o conhecimento tácito do significado de “inteligência” a partir exemplos paradigmáticos selecionados.


Nesse artigo começamos analisando as diferenças principais entre “definição” e “conceituação” e a importância de compreender essas diferenças para uma compreensão mais correta e realista do mundo, especialmente sobre as limitações do que podemos conhecer e compreender. Em seguida, avançamos numa análise que reconstrói o significado de “inteligência” por meio de um método correto e sobre uma base sólida.


Se você se interessa por Inteligência natural e artificial, inclusive humana e animal, por psicometria, ciência cognitiva, filosofia da mente, ou simplesmente tem curiosidade sobre o assunto, esse artigo mudará completamente não apenas sua interpretação sobre o significado de inteligência, mas também sua forma de enxergar o mundo.


https://doi.org/10.2139/ssrn.5882362


ree

bottom of page